Análise Molecular do gene GNB3
Este rastreamento genético é baseado na análise de polimorfismo na posição 825(C→T) no éxon 10 do gene da proteína G, subunidade β3 (GNB3). As técnicas empregadas são PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e RFLP (Polimorfismo do Tamanho do Fragmento de Restrição).
Indicações do exame
Este exame detecta a predisposição genética da mulher a um grande ganho de peso durante a gestação e a manutenção do incremento de peso após o parto, além de indicar possíveis fatores de risco a hipertensão.
Limitações do exame
Este exame se limita a pesquisa do polimorfismo 825 (C→T) no gene GNB3, conforme supracitado e a interpretação dos resultados é baseada no estado da arte do conhecimento científico atual.
Instruções de coleta, material e conservação
O exame é realizado a partir de amostra de sangue ou de raspado de mucosa oral.
Amostra de sangue
- Preparo do cliente: Não é necessário jejum.
- Coleta: 10 ml de sangue total colhido com EDTA, coletar preferencialmente em tubo à vácuo de tampa roxa.
- Estabilidade: 48 horas após a coleta se mantido sob refrigeração.
- Transporte da amostra: Enviar a amostra sob refrigeração com gelo reciclável, tomando o cuidado de não deixar a amostra em contato direto com o gelo para evitar destruição celular.
Raspado de mucosa oral
Amostras de raspado bucal podem ser colhidas com uso do DLE Collect™ Dried Swab do DLE – Genética Humana, Doenças Raras e Genômica, que podem ser solicitados ao laboratório. O exame deve ser colhido, de acordo com as instruções fornecidas, por profissionais da área de saúde em laboratórios, hospitais ou consultórios médicos. Após a coleta o swab pode ser mantido a temperatura ambiente para posterior envio ao DLE.
Veja aqui o procedimento para uso do kit de coleta de amostra oral.
Para realizar o exame procure uma unidade do DLE.