Estaremos no V Congresso de Pediatria da UFRJ, que ocorre no Hotel Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro (RJ). O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de março. No evento, apresentaremos o simpósio com tema A importância da Genômica na Triagem Neonatal, apresentado às 10h pelo Dr. Armando Fonseca.
Sobre o simpósio
Por meio da análise do DNA do recém-nascido, é possível identificar precocemente doenças genéticas e metabólicas que poderiam passar despercebidas nos exames tradicionais. Isso permite o início imediato do tratamento, evitando complicações futuras e proporcionando melhor qualidade de vida aos bebês. Ela também possibilita um cuidado personalizado, considerando as características genéticas individuais de cada recém-nascido.
Existem no mercado diferentes tipos de Teste do Pezinho, compostos por grupos de exames distintos. No Brasil, o básico deve ser realizado em todo recém-nascido de forma obrigatória, conforme determinação do Ministério da Saúde. A Triagem Neonatal Nova Era do DLE, por exemplo, é um novo marco pois associa análises genéticas robustas com diferentes análises bioquímicas permitindo a investigação de mais de 400 doenças potencialmente tratáveis.
A genômica desempenha um papel crucial na triagem neonatal, pois é uma ferramenta importante para um diagnóstico precoce mais preciso e para direcionamento de tratamentos mais eficazes, contribuindo com um cuidado personalizado desde os primeiros dias de vida.
Palestrante: Dr. Armando Fonseca
Diretor Médico-Cientifico da Medicina Personalizada do Pardini; fundador e Diretor Geral no DLE; Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e membro da Sociedade de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML); especialista em Pediatria e Patologia Clínica pela Associação Médica Brasileira e com MBA pelo instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Confira a programação do congresso na íntegra clicando aqui.