Fórum DLE


TN 3,2 - meu depoimento
Enviada em 23/11/2014 às 08:17:49 por Lili
Tive uma gravidez bastante conturbada acompanhando pessoas gravemente enfermas na família, pra minha surpresa, quando fui fazer o exame de 12 semanas a TN deu 2,8. A médica já mandou eu fazer o exame de cariótipo. Eu não queria. Então fui pra capital, numa clínica especializada fazer o exame novamente, porém um exame que diria as chances matemáticas de o bebê ter alguma síndrome. Lá o exame deu TN de 3,2. Eu com 37 anos, parecia um diagnóstico. Fiquei com muito medo. Porém os EXCELENTES médicos de lá me disseram que eles analisam 4 parâmetros e a TN é apenas 1 deles. Meu bebê tinha osso nasal, a parte cardíaca dele estava perfeita, as medidas do bebê estavam normais. Ele me pediu um exame de PAPPA e me disse que a chance de síndrome pelo exame era de 1-157. Perguntou se eu queria fazer o exame invasivo. Ora, o exame de cariótipo tinha 1-100 chances de aborto. Eu já tinha perdido uma filha (bebezinha) antes e não queria mais perder ninguém, então resolvi não fazer.
Vim aqui neste fórum e li muitas mensagens de apoio, muita gente com TN alterada e lembro-me de um pai que veio dizer que conversou com os melhores médicos do Brasil e que esta história de TN não era bem do jeito que pintavam para a gente.
PRossegui sofrendo de medo, mas pensando que tudo ia dar certo, pedindo a Deus que meu filho viesse sem nenhum tipo de limitação. Seria amado de toda a forma, mas nunca é um diagnóstico tranquilo. Só quem passa sabe. Enfim, jurei que voltaria neste fórum dar meu testemunho.
O exame de PAPPA deu chance de 1-1200 ou seja era negativo. Respirei aliviada e fui mostrar pro meu obstetra. Ele foi totalmente pessimista. Disse que esse exame não servia pra nada, que não levava em consideração a idade da mãe, disse que eu me preparasse pra tudo etc etc. Fiquei arrasada. Troquei de GO. Quando chegou a idade gestacional certa fiz uma ultra 4D no melhor lugar da cidade na esperança de ver algum traço. Encontrei um ótimo profissional que me explicou que esse exame de TN só é feito dessa forma no Brasil, no exterior nem fazem ou já fazem associado a outros exames em caso de risco da mãe (idade avançada, histórico na família), disse que eu confiasse mais no PAPPA do que na TN, mas disse que na 4D não seria possível detectar nada. Porém, tanto minha médica quanto uma pediatra da família observando as fotos da 4D disseram que não viam traços, como: orelha plantada baixa, formato do queixo, dedo indicador e polegar colados. E a carinha não tinha sinais de síndrome.
Resumindo, continuei com a pulga atrás da orelha até o dia do parto. E no dia do parto, vi a carinha linda do meu filho. Que não tem síndrome nenhuma. Nasceu super bem, foi pro quarto, mamou desde o início, não posssui nenhuma síndrome. Tenho 37 anos, a TN deu 3,2 com demais parâmetros normais, PAPPA negativo. Meu filho não teve síndrome. Vim aqui pra dizer às mães que estão passando por isso que acreditem, procurem profissionais otimistas, que o sentimento de medo é normal, pois ninguém escolhe isso, que sabemos no fundo do coração que o filho será amado de todo modo, mas queremos como qualquer outro que não exista nenhuma síndrome, é normal ter medo do que não conhecemos. Mas a minha principal mensagem é: Não acreditem APENAS na TN. Existem outros parâmetros a serem observados. TN não é diagnóstico de nada. Mesmo que seja chance matemática. Mesmo que seja chance de 1-3, quem garante que vc não está na chance dos outros 2 ao invés de o 1 certeiro de síndrome? Não apaguem o brilho de seus olhos, procurem mais informações. Não fiz o cariótipo pois não queria arriscar a vida do meu filho, mas confie nos médicos realistas porém otimistas, que entendem do assunto. Boa sorte para todas vocês! Filhos são SEMPRE bençãos.
Queria saber se está fudo vem ?
Enviada em 17/08/2019 às 11:02:16 por Rossaanna
Me identifiquei com a mesma medida de TN . Como foi ?
tn alterada
Enviada em 24/11/2014 às 18:21:57 por helena
Oi Lili, fiquei feliz ao ler seu relato. Tenho 40 anos e a tn do meu filho deu 3 mm. Também optei por não fazer o cariótipo devido o risco de aborto. Meu bebê nascerá em abril, entreguei para Deus, que é o médico dos médicos. Estou confiante e curtindo minha gravidez.
TN alterada, ausência de osso nasal e ducto reverso alterado!!!!
Enviada em 22/03/2015 às 03:40:06 por João Carlos
Bom dia queridos papais e mamães, venho aqui falar sobre o que passei na gestação de minha princesa Rafaella de Cássia, em 2014 descobrimos que minha esposa estava grávida foi uma alegria só, nossa segunda filha. Com três meses de gravidez fizemos o exame translucência nucal e diagnosticaram o seguinte:TN 3,6 -ducto reverso com ondas alteradas e ausência de osso nasal, palavras da médica seu bebê tem 90℅ de chance de vir com alguma anomalia e a mais provável síndrome de down , corremos para fazer outro exame eu com muita fé tinha certeza que o segundo exame me daria a certeza que minha filha viria sem alteração e para minha surpresa o segundo exame deu a mesma coisa, só a TN que de 3,6 a Dra viu 3,00 e a mesma resposta 90 ℅ de chance de nascer com alguma anomalia e a mais provável seria down.Confesso que estava preparado para receber minha princesa com down, meu único medo seria ela vir com problema cardíaco, pesquisei e soube que a maioria tem problemas cardíacos, então dia 18/03/2014 nasce minha princesa linda e para minha surpresa sem down agradeci e agradeço muito a Deus prova viva da minha Fé!!!!João Carlos.
Para Helena
Enviada em 24/02/2015 às 02:42:32 por Lili
Fico feliz por você estar curtindo. Desejo de coração que dê tudo certo! Volte e nos conte!


Certificações

Controles de Qualidade