Cariótipo de Medula Óssea com Banda G

Indicação do exame

Doenças hematológicas tais como Leucemia, linfoma, anemia, plaquetopenia, leucocitose, mieloma múltiplo, policitemia vera, trombocitemia essencial, LMC, LMA, LPA.

Número de Células Análisadas

20 células.

Preparo do Paciente

A coleta é procedimento realizado somente por especialista. Se o paciente estiver em uso de antibiótico aguardar, preferencialmente, 15 dias após o término do medicamento para realizar a coleta. O DLE não realiza a coleta.

Amostra

Coletar de 3 a 5 mL de aspirado de medula óssea com tubo de heparina sódica (Na-heparin ou tubo de tampa verde) ou em seringa* heparinizada (encaminhar a seringa sem agulha, com tampa protetora).
Preferencialmente, solicitar meio de transporte previamente ao laboratório DLE.

Estabilidade

24 horas após a coleta se mantido sob refrigeração (2° a 8°C). Serão aceitas amostras até 60 horas, se enviadas em meio de cultura oferecido pelo DLE.

Transporte da Amostra

Enviar a amostra refrigerada com gelo reciclável, sem contato direto com o gelo para evitar congelamento e consequente inviabilidade celular.
Vide Instrução para envio

Método

Cromossomos obtidos a partir de cultura temporária de linfócitos com bandamento G – Estudo numérico e estrutural dos cromossomos com resolução de 300 – 550 bandas.

Prazo

20 dias corridos.

Interferentes

Amostra hemodiluída, hemolisada, coagulada, anticoagulante incorreto, temperatura de transporte inadequada, tempo de estabilidade excedido.

Limitações técnicas

O cariótipo normal não exclui mosaicismo de baixa frequência (amostragem estatística), microalterações cromossômicas e mutações gênicas.

*As marcas BD e Sarstedt são marcas validadas que não possuem substâncias citotóxicas