O perfil de acilcarnitinas por espectrometria de massas em tandem, em papel filtro, oferece avaliações quantitativas das acilcarnitinas individuais e de suas relações.
Diferentes padrões deste perfil podem indicar o diagnóstico dos distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos (MCAD, VLCAD, SCAD, MAD, LCHAD E CPTII), assim como algumas acidemias orgânicas (acidemia propiônica, acidemia metilmalônica, acidemia isovalérica, acidemia glutárica tipo I, deficiência de 3 metil CoA carboxilase, deficiência de beta cetotiolase, etc)
Quando existe suspeita destas doenças, então a análise é recomendada em conjunto com a análise dos ácidos orgânicos urinários e o perfil de aminoácidos. Os valores das acilcarnitinas são comparados com valores normais para determinadas faixas etárias, de modo a termos um resultado mais específico na dependência da idade do indivíduo.
Indicação do teste:
- Investigação diagnóstica em crianças com teste de triagem neonatal positivo para doença metabólica
- Avaliação de pacientes com sinais de uma possível condição metabólica, tais como letargia, vômitos, dificuldade de ganho pondero-estatural, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, dentre outros.
- Monitoramento de indivíduos diagnosticados com alguma doença metabólica
Exames relacionados:
A concentração de carnitina plasmática* e de ácidos orgânicos urinários são usadas no diagnóstico e na avaliação de pacientes com distúrbio dos ácidos orgânicos ou dos ácidos graxos.
*exame não contemplado no perfil metabólico
Metodologia:
Espectrometria de massas em tandem
Detecção:
Os resultados devem ser interpretados de acordo com a idade e o estado nutricional do paciente
Informações complementares:
Deverá ser preenchido o formulário com dados sobre alimentação, medicamentos, história clínica e resultados de outros exames realizados anteriormente para auxiliar a interpretação da análise.
Material biológico a ser enviado para análise:
- Sangue em papel filtro – (preencher 3 círculos)
Prazo de resultado:
10 dias úteis