Alguns fatores podem influenciar negativamente o crescimento celular in vitro, e com isso não haverá metáfases suficientes e/ou adequadas para análise.
1 – Hemólise
É a ruptura de hemácias com o extravasamento dos constituintes intracelulares para o soro ou plasma, pode ocorrer na demora ou dificuldade no procedimento de coleta, ou quando o sangue é armazenado em baixa temperatura ou até mesmo congelado.
Como evitar a hemólise?
- Nunca transportar a amostra em recipiente com gelo seco.
- Certifique-se que a amostra não entre em contato direto com gelo reciclável dentro do recipiente de transporte.
- Evitar colher sangue de área com hematoma ou equimose.
- Evitar usar agulha de menor calibre, usar somente este tipo de material quando a veia do paciente for muito fina.
- Em coletas realizadas com seringa e agulha:
- Verificar se a agulha está bem adaptada à seringa para evitar formação de espuma.
- Não puxar o êmbolo da seringa com muita força.
- Após a coleta, homogeneizar suavemente.
2 – Anticoagulante inadequado
As amostras que necessitam de anticoagulante devem ser coletadas somente em heparina sódica. As amostras não serão aceitas se colhidas em anticoagulante do tipo heparina lítica, EDTA, citrato ou fluoreto.
3 – Temperatura inadequada
A exposição da amostra a temperaturas elevadas ou congelamento pode causar degradação e morte celular, inviabilizando o exame. Enviar a amostra refrigerada entre 2º a 8ºC.
Todas as amostras devem ser mantidas refrigeradas (2º a 8ºC) até o envio e/ou retirada do material.
4 – Tempo decorrido entre a coleta do material e o recebimento da amostra
- Enviar o material imediatamente após a coleta. O tempo decorrido entre a coleta do material e a chegada ao laboratório não deve ultrapassar 60 horas.
- Atentar para viabilidade celular em amostras acondicionadas em soro fisiológico 0,9% (NaCl 0,9%).
- Evitar o envio de amostras críticas (medula óssea, vilo corial e produto de concepção) às sextas e sábados devido à possibilidade de não serem entregues no fim de semana e perderem o prazo de estabilidade.
5 – Medicamentos
- Informar todo o tipo de medicação que o paciente estiver em uso, pois alguns podem inibir o crescimento celular.
- Preferencialmente, e se possível, aguardar 15 dias após o término da medicação quando o paciente estiver em uso de antibióticos e imunossupressores.
6 – Transfusão sanguínea
Realizar a coleta no mínimo 30 dias após a data da última transfusão.
7 – Contaminação
- Realizar cuidadosa assepsia no local de punção com álcool 70% e utilizar material estéril.
- Utilize para a coleta tubo a vácuo de tampa verde. Se for utilizar seringa e agulha use material da marca BD, ou o tubo especial de coleta fornecido pelo DLE, que são materiais estéreis e considerados atóxicos para as células.
- Materiais coletados em “meio de transporte” ou soro fisiológico devem ser manipulados com cuidado para manter a esterilidade do frasco e do meio/soro.
IMPORTANTE
- Todo o material está sujeito a uma solicitação de nova coleta caso haja algum problema referente a cultura celular. O DLE dará prioridade em solicitar essa recoleta dentro de 6 dias úteis após o recebimento do material no laboratório.
- O preenchimento do questionário específico e Termo de Consentimento é fundamental para a realização do exame.
- Em razão da necessidade de profissional especializado e ambiente específico, o DLE não realiza a coleta dos seguintes exames: Cordocentese, líquido amniótico, vilo corial, produto de concepção (material de aborto), biópsia de pele e medula óssea.
MEIO DE TRANSPORTE
- Para garantir maior estabilidade da amostra disponibilizamos o meio de transporte para as seguintes amostras: medula óssea, vilo corial, pele e produto de concepção. Essa forma de transporte preserva as células vivas durante o período de transporte e minimiza as chances de recoleta devido à degradação celular.
- O meio deve ser solicitado ao laboratório pelo menos 3 dias úteis antes do dia agendado para a coleta. Os meios devem ser mantidos refrigerados, porém no momento da coleta devem estar a temperatura ambiente. Verificar o prazo de validade antes do uso.
- Para mais informações sobre como adquirir materiais de coleta e transporte fornecidos pelo DLE, entrar em contato com o Canal do Cliente: 4020-8080.