Cariótipo de Líquido Amniótico com Banda G

Indicação

Alterações morfológicas ao ultrassom, antecedentes familiares ou filho anterior com cromossomopatia e/ou malformação congênita, rearranjo cromossômico nos pais, idade materna avançada (>35 anos), abortos de repetição, risco aumentado para anomalia cromossômica na triagem pré-natal bioquímica de primeiro trimestre (Risco fetal) ou Prenateste (NIPT).

Células Análisadas

25 células.

Preparo do Paciente

A coleta é procedimento realizado somente por especialista em clínicas especializadas em Medicina Fetal ou em ambiente hospitalar a partir da 14ª semana de gestação. O DLE não realiza a coleta.

Amostra

No período gestacional entre a 14ª e a 16ª semana completa, coletar 1ml de liquido amniótico para cada semana gestacional. A partir da 17ª semana coletar 20 ml de liquído amniótico. Coletar em seringa atóxica (marca BD*) e encaminhar a mesma sem agulha e fechada com uma tampa especial para seringas. Não usar anticoagulante.
Enviar preferencialmente em materiais fornecidos pelo DLE.

Estabilidade

48 horas após a coleta se mantido sob refrigeração (2° a 8°C).

Transporte da Amostra

Enviar a amostra sob refrigeração com gelo reciclável, tomando o cuidado de não deixar a amostra em contato direto com o gelo para evitar destruição celular.
Vide Instrução para envio

Método

Cromossomos obtidos a partir de cultura prolongada de fibroblastos e bandamento G - Estudo numérico e estrutural dos cromossomos com resolução de 400 - 550 bandas.

Prazo

20 dias corridos.

Interferentes

Alta contaminação do líquido amniótico com células sanguíneas, amostra transportada em recipiente com tampa de borracha (borracha é tóxica para amniócitos), temperatura de transporte inadequada (amostra congelada ou aquecida), insucesso de cultura devido a coleta de amostras de células em degeneração.

Limitações técnicas

O cariótipo normal não exclui mosaicismo de baixa frequência (amostragem estatística), microalterações cromossômicas, mutações gênicas e fatores ambientais (exposição a agentes teratogênicos).

Observação

Informar DUM, Idade Gestacional ou anexar USG obstétrica.

 

 

* A marca BD não possui substâncias citotóxicas

 

Busca DLE

Solicitação
de material

CANAL DO CLIENTE

4020-8080
Seg. a Sex. das 08h às 18h
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Nossas unidades

 

 

 

 
   

Certificações

Controles de Qualidade