doenças e condições potencialmente tratáveis. É o único no Brasil que, com apenas uma amostra de sangue,
detecta uma ampla variedade de condições genéticas, hereditárias ou não, metabólicas, hormonais e outras,
aumentando as oportunidades de cuidado com a saúde do seu bebê.
Converse com seu médico sobre a inclusão do Nova Era no seu plano de parto.
nossos
diferenciais!
a realização de um painel genético,
além dos exames convencionais
doenças e condições
potencialmente tratáveis
entrega do laudo em até
10 dias úteis após o recebimento
da amostra
reduzindo
falsos-positivos
médico-científica para auxiliar na interpretação
e condução dos resultados
primeiros cuidados essenciais
para o seu recém-nascido?
Clique e baixe o nosso guia
completo sobre o Teste do
Pezinho Nova Era!
sobre o
teste
do pezinho?
O teste do pezinho deve ser feito idealmente entre o 3º e o 5º dia após o nascimento do bebê. Este período é essencial para uma detecção precoce de condições que, se identificadas no início, podem ser abordadas de maneira mais eficiente.
Passo 1: Fale com seu médico e/ou pediatra
Converse com a equipe médica de sua confiança sobre a importância de realizar o Teste do
Pezinho.
O médico responsável pelo recém-nascido pode solicitá-lo, porém essa requisição/pedido
médico não é obrigatória para o Nova Era.
Passo 2: Escolha o Laboratório ou Maternidade
Entre em contato com laboratórios e maternidades próximas a você para verificar a
disponibilidade do Teste do Pezinho Nova Era.
Lembre-se que os laboratórios do Grupo Fleury, como Hermes-Pardini e A+ sempre terão o
teste disponível em suas unidades. Faça contato conosco para verificar onde realizar o
teste no laboratório mais próximo a você.
Passo 3: Agende a Coleta
Entre em contato com o laboratório escolhido para agendar a coleta da amostra. Em muitos
casos, é possível realizar a coleta em casa, tornando o processo mais conveniente. No
dia do teste, tenha em mãos os documentos de identificação dos pais e do bebê para
realizar o teste.
A coleta do Nova Era pode ser feita ainda na maternidade, em um laboratório ou em domicílio.
Se você deseja realizar a coleta ainda na maternidade, converse com a equipe médica, verifique se o teste está disponível no local e faça o agendamento. Caso o teste não seja oferecido pela maternidade, verifique com a instituição a possibilidade de uma coleta, antes da alta do bebê, por um laboratório externo que ofereça o teste Nova Era.
Para a coleta em um laboratório, verifique se o exame está disponível, agende uma coleta na unidade ou verifique a possibilidade de uma coleta domiciliar.
Caso não encontre unidades próximas, converse com o seu pediatra para que solicite o envio do kit de coleta do teste para a sua região pela Central de Atendimento do DLE: 4020-8080.
A análise completa do Teste do Pezinho Nova Era é concluída em até 10 dias úteis após o recebimento da amostra, em um laudo de fácil entendimento e com interpretação personalizada dos resultados. Alterações nos resultados bioquímicos serão liberadas em cerca de 72 horas úteis e comunicadas o mais rápido possível.
Sim, o Teste do Pezinho Nova Era engloba o teste obrigatório. Além de cumprir todos os requisitos do teste padrão, ele inclui análises adicionais que permitem a identificação precoce de um maior número de doenças e condições.
Existem no mercado diferentes tipos de Teste do Pezinho. A principal diferença entre eles está na tecnologia utilizada para a análise e na quantidade de doenças e condições pesquisadas. No Brasil, o Teste do Pezinho básico é obrigatório, conforme determinação do Ministério da Saúde, e investiga de 6 a 12 doenças (em expansão pela Lei 14.154/21).
O Teste do Pezinho Nova Era é o primeiro e único teste de Triagem Neonatal disponível que inclui um painel genético, associado à análises bioquímicas tradicionais e por espectrometria de massas em tandem, permitindo a investigação de mais de 400 doenças e condições potencialmente tratáveis que podem se manifestar já nos primeiros dias de vida e que necessitam de intervenção rápida.
A coleta para o Teste do Pezinho é realizada por meio de uma pequena amostra de sangue, coletada em papel filtro especial. Esse procedimento rápido e seguro é feito no calcanhar do bebê e a amostra é enviada para análise laboratorial.
Não. O exame genético feito com amostra da mucosa bucal, coletado isoladamente, não substitui o Teste do Pezinho, que é um exame de triagem neonatal obrigatório e realizado com amostra de sangue em papel filtro.
Apesar de cada doença rara afetar um pequeno número de pessoas, o conjunto dessas doenças representa um volume significativo de condições que podem ser difíceis de diagnosticar. Exames mais amplos de triagem, como o Nova Era, facilitam a identificação precoce e permitem o início imediato de tratamentos necessários, se alguma condição for detectada. Além disso, a jornada para o diagnóstico de uma doença rara é geralmente longa, mas a possibilidade de detecção pelo Teste do Pezinho pode abreviar significativamente esse período.
Realizar o Teste do Pezinho é essencial mesmo sem histórico familiar de doenças raras. Algumas condições podem surgir devido a novas variantes do DNA, exclusivas do bebê, ou serem herdadas de maneira recessiva, onde ambos os pais, sem apresentarem sintomas, podem passar o gene adiante. O teste ajuda a identificar essas condições de forma precoce, permitindo cuidados adequados desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento saudável do bebê.
Preencha seu e-mail e receba o PDF.