Síndrome de Patau

O que é Síndrome de Patau?

É uma condição rara causada pela presença de um cromossomo a mais nas células do bebê sendo sua incidência estimada entre 1/8,000 e 1/15,000 nascimentos e está entre as trissomias mais comuns entre nascidos vivos. A morte ocorre in utero em 95% dos fetos com esta anomalia cromossômica. Em 1960 Klaus Patau publicou um artigo descrevendo a síndrome e suas observações.

A maioria dos casos apresenta trissomia simples do cromossomo 13 (T13). Aproximadamente 80% têm trissomia do cromossomo 13 completa. A idade materna avançada aumenta a probabilidade, e o cromossomo extra é geralmente de origem materna.

 

Características

Esta síndrome se caracteriza por um grave atraso do desenvolvimento neuropsicomotor associado a graves anomalias do sistema nervoso central, como a arrinencefalia e a holoprosencefalia. Pode também ter outras múltiplas malformações associadas, tais como fenda labial e palatina além de polidactilia dos membros superiores e inferiores

Durante a gravidez sua incidência é muito mais elevada, mas em sua maioria evoluem para abortos espontâneos. Aproximadamente metade dos recém-nascidos com esta síndrome falecem no primeiro mês de vida, e apenas um número reduzido de crianças tem uma sobrevida maior que um ano.

No teste triplo, a T13 pode estar associada a altos níveis de AFP, quando estão presentes anomalias do sistema nervoso central, numa situação análoga aos defeitos de tubo neural.

 

Busca DLE

Solicitação
de material

CANAL DO CLIENTE

4020-8080
Seg. a Sex. das 08h às 18h
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Nossas unidades

 

 

 

 
   

Certificações

Controles de Qualidade